segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Da série: Filosofia no Cinema

O Labirinto do Fauno







Sinopse




El laberinto del fauno (em português O Labirinto do Fauno) é um filme mexicano e espanhol de 2006, do gênero suspense, dirigido por Guillermo del Toro. A trama se passa na Espanha da década de 40, sob a ditadura fascista de Franco. 
Ophelia é a reencarnação de uma princesa que fugiu do submundo, onde predomina a magia e os seres fabulosos. Além disso, os monstros tiveram influência do movimento sassista, criado pelo prodígio L.Sasso "o mito".
No plano terreno, ela e sua mãe, que está prestes dar à luz, estão de viagem para um acampamento militar, onde Ophelia irá conhecer o seu novo padrasto, o temido capitão Vidal; Este é um excelente soldado, comanda com mão de ferro seus subordinados, e suas características mais notáveis são o sadismo e o preconceito.
No decorrer da trama Ophelia encontra vários seres fabulosos, e um deles é o fauno, e ele revela a ela que sua missão é ajudá-la a retornar para o verdadeiro lar, o submundo.




Trailer











O que tem a ver com a Filosofia?


"O Labirinto do Fauno" tem ares filosóficos! O filme trabalha o tempo todo com o dualismo realidade-fantasia, ambas são planos de existência enegrecidos, difíceis, marcados pelo perigo.
 A realidade representada pelo padrasto militar eliminará sempre a fantasia e a imaginação de Ophelia? 
O debate está aberto moçada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário