segunda-feira, 5 de novembro de 2012


Da série: Escritores da Juvenília


Esta série é construida pelos alunos da Escola E. Juvenília Ferreira dos Santos que após a aprendizagem do conteúdo em sala de aula praticam o estudo da filosofia criando belos textos para este blog.

O texto de hoje é  de Victória Castro Silva Finzi – 1º "F".

Epicuro  

 Epicuro foi um grande filósofo que afirmava que a amizade e a felicidade eram o maior bem da vida. Ele nasceu na Ilha de Samos, na Grécia, provavelmente no ano de 341 a.C, mas viveu um bom tempo em Atenas.
    Ele conseguiu se libertar de todas as coisas materiais, por ter enxergado que isso que não trazia felicidade. Para ajudar mais pessoas a encontrar a felicidade, ele fundou uma escola, chamada escola dos Epicureus. Por gostar de estarem em um ambiente agradável os epicureus reuniam-se em um jardim. E diziam que na entrada havia uma placa que dizia: “Forasteiro, aqui te sentirás bem, aqui o    bem supremo é o prazer” 
    Epicuro se alimentava de modo simples, como pão, favas, água. Havia muitas coisas interessantes em seus princípios como controle das ambições e dos desejos. Isso significa que quanto mais a pessoa consome, mais coisas novas ela quer, e nesse ciclo vicioso a pessoa nunca fica satisfeita e feliz.

Suas frases mais famosas foram:

    “Nunca é tarde demais e nem cedo demais para filosofar”
    “A quem pouco não basta, nada basta”
    “Para que tantos planos em uma vida tão curta”

E sobre a morte ele disse: 

    “Por que ter medo da morte? Enquanto somos, a morte não existe, e quando ela passa a existir, nós já deixamos de ser”



Por Victória Castro Silva Finzi – 1º "F"

Nenhum comentário:

Postar um comentário